A Exposição
«Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista»



“Numa época que se pretendeu iluminada pelas “Luzes da Razão”, a edificação de Vila Real de Santo António pode ser vista como o coroar do grande projecto reformador pombalino. A nova “vila regular” foi pensada de raiz, como um todo coerente, formalmente acabado, onde nenhum detalhe foi deixado ao acaso. Numa primeira fase, edificou-se a fachada da vila, voltada a Espanha e a parte mais relevante do conjunto urbanístico. É constituída, ao centro, pelo edifício da Alfândega, o mais importante de toda a vila e onde estavam colocadas as Armas Reais, ladeado pelas Sociedades de Pescarias e pelos dois Torreões limítrofes.
O segundo espaço urbanisticamente mais importante na composição da vila é a Praça Real, centro cívico e comercial, centralizado por um obelisco encimado por uma coroa que simboliza o poder régio, e na qual se localizam: a nascente, a Casa da Câmara e Cadeia; a sul, o Corpo da Guarda; e a norte, a Igreja. A fachada da vila e a praça são, sem dúvida, os espaços urbanisticamente mais emblemáticos e os únicos que apresentam edifícios de dois pisos. A restante vila é constituída por quarteirões térreos essencialmente destinados à função primordial de transformação do pescado e à habitação. Toda a vila se encontra organizada como uma autêntica vila-fábrica, projectada para funcionar como uma enorme unidade manufactureira, capaz de processar o pescado capturado na costa algarvia e possibilitar um rápido escoamento do produto.
Vila Real de Santo António configura-se, por conseguinte, como uma cidade ideal do Iluminismo, pois que tem por base um processo de profunda racionalização em que toda a urbe foi pensada previamente e ao pormenor, e porque consegue cumprir simultaneamente dois objectivos fundamentais: o controlo do negócio das pescarias e a afirmação absolutista do poder régio. Alia, assim sendo, a função económica à função ideológica e política, o que faz de Vila Real de Santo António um exemplo único no panorama urbanístico português, incomparável a qualquer outra obra da mesma época. É, por excelência, a Cidade do Iluminismo em Portugal.”
In Catálogo da exposição «Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista».





A exposição «Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista» ocorre no centro histórico da cidade e está dividida em IV núcleos:
Apresentação da Exposição – Largo Lutegarda Guimarães de Caíres.
I) Na Margem direita do Guadiana face a Espanha – Avenida da República.
II) A fundação de Vila Real de Santo António – Rua da Princesa, junto à Câmara Municipal.
III) Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista - Praça Marquês de Pombal /projecção multimédia na fachada da Igreja Matriz.
IV) Entre o Guadiana e o Mar: o desenvolvimento económico – Largo António Aleixo.

Vila Real de Santo António convida o público a uma visita à exposição «Vila Real de Santo António e o Urbanismo Iluminista», bem como a conhecer o seu património, matriz cultural e a evolução histórica da sua comunidade.